Os funcionários de duas grandes empresas vão poder receber benefícios ao pedirem demissão. A Scania e a Volkswagen (de São Bernardo do Campo – SP) abriram PDVs (Plano de Demissão Voluntária) na segunda-feira e oferecem 40% do salário por ano trabalhado e mais benefícios extras para os que aderirem ao incentivo.
Segundo as empresas e o próprio Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, não haverá cortes de postos de trabalho. A Scania alega que os funcionários mais antigos já aderiram ao plano.
Na Volkswagen, o plano é direcionado a empregados do Centro de Formação, que já não estavam trabalhando nas fábricas. Os trabalhadores têm até o dia 17 para aderir ao plano. A Scania não deu prazo para adesão dos empregados.
Os funcionários da Volkswagen vão receber 40% do salário por tempo de serviço. Se um empregado trabalhou dez anos, por exemplo, ele ganhará dez vezes 40% do valor do salário ao deixar a empresa. Como incentivo adicional, os funcionários também vão receber dez salários ao se desligar do emprego.
Na Scania, os empregados vão ganhar 40% do salário por tempo de serviço e mais incentivo de um salário para cada três anos trabalhados (a partir de 15 anos de serviço). Os trabalhadores com 18 anos de serviço, por exemplo, terão direito a dois salários ao aderir ao plano.