O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Ronaldo Sardemberg, disse esperar que o conselho diretor da Agência decida nesta segunda, em reunião extraordinária, o reajuste das tarifas da telefonia fixa.

continua após a publicidade

"Está sendo arduamente negociado e espero até o fim da tarde ter uma decisão sobre o assunto", disse Sardenberg, depois de participar da abertura da terceira jornada nacional de direito das telecomunicações, no Espaço Cultural da Anatel. Ele explicou que a agência ainda está discutindo prazo em que o reajuste deverá entrar em vigor.

A preocupação, já manifestada por órgãos de defesa do consumidor é de evitar uma confusão entre o reajuste e a implantação da nova forma de cobrança, que passa a ser por minutos e não mais por pulsos. "Não quero que o consumidor tome gato por lebre", disse Sardenberg.

Tecnicamente o reajuste já poderia ter sido anunciado no dia 12 de julho, que foi quando o último aumento completou um ano. O reajuste tomará como base a variação do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que nos últimos 12 meses ficou em 2,91%. A agência deduz ainda sobre esse porcentual um índice de produtividade dos ganhos das empresas.

continua após a publicidade