São Paulo isenta pão francês de ICMS e prevê queda no preço

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou ontem a lei que isenta do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) as operações dentro do Estado de São Paulo com trigo em grão, farinha de trigo, mistura pré-preparada de farinha de trigo para panificação, pão francês, pão de sal e macarrão, todos integrantes da cesta básica. Também foram beneficiados com o incentivo as bolachas e biscoitos derivados do trigo dos tipos ?cream cracker? e água e sal.

De acordo com Alckmin, os preços do pão e do macarrão para o consumidor final devem ter uma redução média de 5%, enquanto o biscoito cairá cerca de 10%.

No último dia 25 de maio, o governador já havia beneficiado a cadeia produtiva do trigo ao assinar decreto reduzindo o ICMS para a fase de industrialização da farinha de trigo e mistura pré-preparada.

Já a lei sancionada ontem determina que o imposto deixe de onerar mais cerca de 10 mil padarias, supermercados e armazéns.

?A renúncia fiscal relativa ao pão francês e ao pão de sal é próxima de zero?, afirmou o secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, ao lembrar que a maioria das padarias instaladas em São Paulo está enquadrada em um regime simplificado de tributação de microempresa que prevê isenção do ICMS em todas as saídas de mercadorias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo