O município de São Mateus do Sul, que abriga a Unidade de Xisto da Petrobras, pode ganhar outro investimento de peso: uma usina de biodiesel. A possibilidade será discutida hoje, durante seminário que acontece na cidade e que reunirá representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Petrobras, do governo estadual, além de lideranças políticas locais e agentes financeiros.

continua após a publicidade

?O desafio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é oferecer segurança de abastecimento. Mostrar que, se a usina for montada, terá matéria-prima para abastecê-la?, explicou o coordenador do programa de biodiesel no MDA, Arnoldo de Campos. Segundo ele, a região de São Mateus do Sul possui vocação agrícola – com a possibilidade de desenvolver culturas como girassol e mamona – e conta com um grande número de pequenos agricultores. ?Seria uma ótima opção de renda para os produtores locais?, acredita Campos.

A decisão, porém, depende da Petrobras. É que, nesse caso, o investimento na parte industrial seria dela e não da iniciativa privada – ao contrário das outras cinco usinas de biodiesel já em funcionamento no País, que foram erguidas com recursos privados.

30 projetos

De acordo com Arnoldo de Campos, o MDA tem 30 projetos de usinas de biodiesel: dez delas já estão prontas, mas apenas cinco funcionando – uma em Belém (PA), com capacidade para produzir 8 milhões de litros de biodiesel por ano, uma em Floriano (PI) – 50 milhões de litros, outra em Campinas (SP) – 40 milhões de litros, outra em Cássia (MG) -12 milhões de litros e a quinta em Anápolis (GO) – 100 milhões de litros. A maior usina, porém, ainda não está operando: é a Biocapital, localizada em Charqueada, interior de São Paulo, que alega capacidade para produzir 300 milhões de litros por ano.

continua após a publicidade

?Todos os 30 projetos prometem estar com as obras concluídas até o final de 2007?, afirmou Campos. Com relação ao investimento para erguer uma usina de biodiesel, ele gira entre R$ 10 milhões e R$ 40 milhões, segundo o coordenador do programa.

Legislação

Conforme legislação, em janeiro de 2008 todo o óleo diesel comercializado deve estar misturado a 2% de biodiesel . Em 2013, a participação do biodiesel deverá aumentar para 5%.

continua após a publicidade

Em novembro do ano passado, a Petrobras – através da Agência Nacional do Petróleo (ANP) – comprou 70 milhões de litros de biodiesel para serem entregues este ano. Em março, no segundo leilão, foram comprados mais 170 milhões de litros, que serão entregues entre julho de 2006 e junho de 2007. Em junho, segundo Campos, será promovido o terceiro leilão, onde serão comprados outros 500 a 600 milhões de litros, para serem entregues entre janeiro e dezembro de 2007. ?Como o consumo de diesel é de aproximadamente 45 bilhões de litros por ano, e em 2008 está estimado em 50 bilhões, o consumo de biodiesel deverá ser de 1 bilhão de litros?, calculou Campos.

Além do aspecto ambiental, o biodiesel promete alavancar a economia entre agricultores familiares. É que só podem participar do leilão promovido pela Petrobras usinas que compram parte da matéria-prima da agricultura familiar – no sul e no sudeste, a exigência é de 30%; no centro-oeste e no norte, 10%, enquanto no nordeste, 50%. A expectativa do MDA é que até o final de 2007, entre 150 mil e 200 mil famílias de todo o País estejam envolvidas no programa de biodiesel.