O conselheiro e diretor-geral do Grupo Santander para América Latina, Francisco Luzón, anunciou que o banco vai investir US$ 2 bilhões na região nos próximos três anos. Com a medida, a instituição pretende dobrar o tamanho de suas operações latino-americanas, criando 6 mil empregos.
As bases do plano estratégico do grupo para a região no triênio 2007-2009 foram apresentadas ontem, durante encontro anual do banco. A iniciativa prevê a abertura de 945 agências e pontos-de-venda, que devem somar 5.015 pontos de distribuição em 2009. Além disso, serão instalados 5 mil caixas eletrônicos e 3 6 mil postos de call center.
As novas agências e caixas, somados à modernização da rede atual de sucursais na América Latina, "vão exigir um investimento no período 2006-2009 de US$ 800 milhões e uma geração de emprego direto que estimamos ser em torno de 6 mil postos de trabalho", afirma Luzón, segundo comunicado da empresa.
No período, a instituição financeira espera aumentar sua base em 9 milhões de clientes, atingindo uma carteira de 30 milhões. Nos nove meses de vigência do projeto o grupo já ampliou seu número de agências de pontos de venda em 206 e prevê que esse número chegue a 450 no final de 2007. O número de funcionários na região já aumentou em 3,4 mil e a base de clientes em 2 milhões.