Porto Alegre (AE) – A comissão técnica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aprovou, ontem, o reconhecimento de Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação. A posição foi divulgada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), José Severino Pedrozo, que recebeu a informação do presidente da comissão de pecuária de corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira.
Conforme a Faesc, esta decisão técnica será homologada pela assembléia geral da OIE, que realizará sua reunião anual em maio. Com isso, Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a obter o reconhecimento internacional de área livre da doença sem vacinação. Pedrozo disse que a decisão preserva o circuito pecuário sul, formado por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que reconhece a situação diferenciada do primeiro estado.
O Rio Grande do Sul mantém a vacinação contra a aftosa e realizou em janeiro a primeira etapa da campanha deste ano. Já Santa Catarina não vacina seu rebanho há seis anos.