Santa Catarina é declarado livre de aftosa sem vacina

Porto Alegre (AE) – A comissão técnica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aprovou, ontem, o reconhecimento de Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação. A posição foi divulgada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), José Severino Pedrozo, que recebeu a informação do presidente da comissão de pecuária de corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira.

Conforme a Faesc, esta decisão técnica será homologada pela assembléia geral da OIE, que realizará sua reunião anual em maio. Com isso, Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a obter o reconhecimento internacional de área livre da doença sem vacinação. Pedrozo disse que a decisão preserva o circuito pecuário sul, formado por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que reconhece a situação diferenciada do primeiro estado.

O Rio Grande do Sul mantém a vacinação contra a aftosa e realizou em janeiro a primeira etapa da campanha deste ano. Já Santa Catarina não vacina seu rebanho há seis anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo