As ações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tiveram uma valorização de 43, 63% no primeiro trimestre de 2011, no ranking da Bovespa. Foi a segunda maior taxa entre as empresas brasileiras com ações negociadas em bolsa. A valorização reflete a confiança no governo do Estado e na nova gestão da companhia, segundo relatório da agência de classificação Moody’s.

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Em fevereiro, a Sanepar viu melhorar sua avaliação de risco feita pela agência Moody’s. “As mudanças na equipe de gestão da Sanepar, realizadas após um novo governo ter tomado posse no estado do Paraná, contribuíram para a redução das apreensões da Moody’s”, afirmou o relatório, que alterou de “negativa” para “estável” sua avaliação da companhia. “Também esperamos ver melhoria na qualidade da governança corporativa e supervisão dos conselheiros”, completou a agência.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, a confiança na empresa reforça o compromisso da nova diretoria com a reestruturação administrativa, a qualificação do quadro de pessoal e a atuação em novos mercados. “A empresa tem um sólido compromisso com a população do Paraná e também com seus acionistas”, disse.

A Sanepar atende 344 dos 399 municípios do Paraná e o município de Porto União, em Santa Catarina. São nove milhões de pessoas atendidas com água tratada, e outras 5,4 milhões de pessoas com o sistema de esgotamento sanitário.

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Futuro

De acordo com o presidente da Sanepar, o crescimento da empresa nos próximos anos será sustentado em três frentes: qualificação permanente de seus empregados, trabalho integrado com secretarias e órgãos estaduais e busca de novos mercados.

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“Vamos retomar e ampliar os programas de formação, treinamento, capacitação e qualificação de nossos colaboradores e preparar a empresa para o futuro”, explica Ghignone, em relação à política de pessoal. O trabalho integrado com as secretarias e órgãos do Estado também já começou. “Já iniciamos os contatos com as secretarias da Saúde, Educação e Agricultura, e com o IAP e o Instituto das Águas, para desenvolver projetos conjuntos e, assim, reduzir custos e ampliar resultados”.

Um dos novos mercados de que a empresa pretende participar é o da coleta e destinação de lixo dos municípios. A primeira concessão na área foi conquistada em 2002, em Cianorte, onde a Sanepar implantou uma solução regionalizada para a destinação de resíduos sólidos, que atende também aos municípios de Terra Boa e São Tomé. “Temos todas as condições de crescer também nesse mercado, numa atividade complementar aos serviços que já prestamos”, avalia Ghignone.