Salários reais na Alemanha estagnam no 1º semestre

Os salários reais na Alemanha estagnaram no primeiro semestre do ano, segundo dados do Escritório Federal de Estatísticas, indicando que os aumentos salariais dos últimos três anos estão começando a se esgotar.

Os salários nominais na maior economia da Europa cresceram 1,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período um ano atrás. Mas isso não foi suficiente para compensar a inflação de preços ao consumidor de 1,5% neste intervalo.

Os salários reais caíram 0,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, após um aumento médio de 0,8% no segundo semestre de 2012.

Os dados indicam que os trabalhadores alemães perderam algum poder de barganha, mesmo enquanto a economia se recupera de um inverno fraco. Isso também ajuda a explicar a recente queda nas expectativas de renda das pessoas, o que ficou evidente nas pesquisas do principal instituto de pesquisa de mercado do país, o GfK.

Os salários reais na Alemanha aumentaram 0,5%, 1,2% e 1,5% em 2012, 2011 e 2010, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna