O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria, com ajuste sazonal, subiu 2,9% em janeiro deste ano, ante dezembro do ano passado. É o que revelou o IBGE, que anunciou hoje a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES) de janeiro.
Segundo o instituto, na comparação com janeiro de 2007, a folha de pagamento real cresceu 7,2% em janeiro deste ano – sendo essa a 22ª taxa positiva consecutiva e maior resultado desde dezembro de 2004 (10,7%). Para esse resultado, houve a contribuição positiva, no desempenho da folha de pagamento, em treze dos quatorze locais pesquisados, com destaque para o aumento da folha de pagamento em São Paulo (9,7%) em janeiro, ante janeiro do ano passado.
Na análise por segmentos, o valor da folha de pagamento real aumentou em treze dos dezoito setores pesquisados, em janeiro deste ano ante igual mês do ano passado. As principais contribuições positivas vieram das altas em meios de transporte (14,3%), produtos químicos (25,3%), produtos de metal (14,9%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (12%)