A saída do secretário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, nesta semana, abriu disputa nos bastidores pela presidência do conselho de administração do Banco do Brasil. Um dos conselhos de maior prestígio nas empresas do governo federal, ao lado da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o conselho do BB foi presidido por Appy desde o início do primeiro mandato do presidente Lula, em 2003, quando ele era secretário executivo do Ministério da Fazenda.

continua após a publicidade

A preferência do ministro Guido Mantega, segundo fontes, é colocar o secretário executivo da Fazenda, Nelson Machado, no cargo. Machado já é presidente do conselho de administração da Caixa Econômica Federal. Com sua ida também para o BB, assumiria o conselho dos dois bancos públicos considerados estratégicos para a política econômica após a crise financeira internacional.

O maior entrave a essa escolha é o fato de o BB e a Caixa já terem atuações competitivas em alguns ramos. Isso poderia trazer problemas para o BB, que é um banco com ações em bolsa e acionistas privados.

continua após a publicidade