A possível saída da Grécia da zona do euro não foi discutida na reunião de ministros das Finanças de alguns países da zona do euro realizada hoje em Luxemburgo, disse o ministério das Finanças da Grécia em comunicado. “É absolutamente óbvio que nessas discussões não houve debate, nem o assunto foi em nenhum momento levantado, sobre a participação da Grécia na zona do euro, como diferentes órgãos da mídia, por suas próprias razões, relataram irresponsavelmente”, diz o comunicado.

continua após a publicidade

O texto acrescenta que a Grécia continua comprometida com a implementação de seu programa de ajuste fiscal, tal como acertado com a União Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI.

O comunicado também informa que o ministro de Finanças da Grécia, George Papaconstantinou, compareceu à reunião, que foi convocada pelo primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, que também é presidente do Eurogroup (grupo dos ministros das Finanças dos países da zona do euro).

Segundo o texto, também participaram da reunião ministros das Finanças de países da zona do euro que também integram o G-20. Papaconstantinou foi “convidado a participar de uma troca de opiniões sobre os acontecimentos financeiros na Grécia”, diz o comunicado.

continua após a publicidade

À tarde, uma fonte da Comissão Europeia havia dito que os temas que seriam discutidos na reunião seriam os pacotes de ajuda à Grécia e a Portugal e a sucessão no comando do BCE. As informações são da Dow Jones.