Rússia, Arábia Saudita e outros países estão negociando um acordo para congelar a produção de petróleo nos níveis atuais por até seis meses, afirmou hoje o ministro de Energia russo, Alexander Novak.
Novak, que falou às margens da reunião de cúpula do G-20, na cidade chinesa de Hangzhou, disse que russos e sauditas estão discutindo o estabelecimento de tetos de produção e até mesmo formas de reduzir a produção, segundo a agência de notícias russa Interfax.
Sauditas e russos estão sendo pressionados a tomar algum tipo de iniciativa para ajudar a impulsionar os preços do petróleo, após a queda dos últimos dois anos nas cotações prejudicarem significativamente a receita de produtores.
Nos últimos meses, tanto a Arábia Saudita quanto a Rússia vem produzindo em níveis recordes, contribuindo para o excesso de oferta de petróleo bruto e de derivados, como gasolina.
Segundo Novak, a produção poderá ser congelada nos níveis verificados em julho, agosto e setembro. O ministro também comentou que mais países, como Emirados Árabes Unidos, poderão participar do acordo. Fonte: Dow Jones Newswires.