A britânica Rolls-Royce anunciou nesta quarta-feira (11) que recebeu encomendas de três equipamentos de geração de energia elétrica para a Petrobras, que serão utilizadas na nova estação de recebimento e tratamento de gás da estatal em Caraguatatuba (SP), no fim do ano. O valor do contrato não foi anunciado.
A energia das unidades, de 29 megawatts (MW), será utilizada para acionar compressores de gás movimentados por motores elétricos, para deslocar o gás recebido do campo de Mexilhão, localizado na Bacia de Santos, até a rede de gás de São Paulo. A plataforma no campo de Mexilhão também usará equipamento Rolls-Royce. Três conjuntos de geração de 5,3 MW, acionados pelo motor Rolls-Royce 501, foram encomendados à empresa Centrax, do Reino Unido, para atender as exigências elétricas da plataforma.
O campo de Mexilhão, no qual a Petrobras está investindo US$ 2 bilhões, está localizado a 160 quilômetros do litoral, numa profundidade de 500 metros. O projeto está incluído na lista de programas prioritários do governo federal, e é estratégico para o País, para contribuir com o aumento da produção de gás natural para consumo doméstico.
Segundo a empresa, a Rolls-Royce tem hoje uma frota de mais de 550 turbinas a gás industriais operando em 32 países. As primeiras unidades entraram em serviço na Venezuela em 1969, nos Estados Unidos em 1970 e no Mar do Norte em 1972. Com a Petrobras, o valor dos contratos firmados até hoje, desde 2001, foi de US$ 300 milhões.