Rodas de alumínio são exportadas para a África, América do Sul e Europa. A fabricante de rodas de alumínio Roveco, licenciada para produzir no Brasil os produtos da Tiger Sport Wheels (TSW) – uma das cinco maiores fabricantes de rodas de alumínio do mundo e líder de vendas em países como França e Inglaterra -, negocia para iniciar a exportação de rodas para o Chile, Canadá e países da América Central. Atualmente a empresa, que tem apenas um ano e é a única fabricante de rodas de alumínio do Paraná, exporta 30% da produção para países como Argentina, França, Itália e África do Sul.

O município de Araucária, onde está localizada a Roveco, também se beneficia com o aumento do número de exportações da empresa. De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Araucária (Codar), João Geraldo Budziak, somente com o aumento do número de exportações e atração de novas empresas para a região será possível reagir a uma possível redução de 40% na arrecadação de ICMS do município, caso a reforma tributária seja aprovada.

A matriz da TSW está instalada na África do Sul, porém, o país é um dos maiores importadores dos produtos brasileiros. Isso ocorre porque a produção sulafricana é voltada para o fornecimento de rodas originais para clientes como Mercedes, BMW, Volkswagen, Ford, Opel e Volvo. Com esse destino específico da produção local as rodas brasileiras atendem o mercado de reposição (aftermarket).

A Roveco tem exclusividade para exportar produtos da marca TSW para toda a América do Sul e América Central, mas a empresa acredita que a comercialização em outros países também se torne exclusiva, uma vez que o foco principal das outras unidades da TSW no mundo também está se voltando para a produção de rodas originais para grandes montadoras. No Brasil são comercializadas 150 mil rodas de alumínio por ano, das quais 2% são da marca TSW. A fatia do mercado atendida pela Roveco pode parecer pequena, porém, as rodas TSW nacionais lideram as vendas no mercado em que atuam.

De acordo com o diretor presidente da empresa, Fabrício Colla, no Brasil existem três segmentos para a comercialização de rodas de alumínio. O segmento dos carros importados de luxo, dos carros nacionais com maior valor agregado e dos demais carros nacionais.

A demanda de rodas para carros importados de luxo, que geralmente utilizam aros acima de 17 polegadas, é atendido por marcas importadas, inclusive por rodas TSW produzidas em outros países. No Brasil a Roveco produz apenas rodas até 17 polegadas. Já o mercado de rodas para carros nacionais de menor valor é atendido pelas concorrentes nacionais da TSW, líderes do setor. Dessa forma o mercado de rodas para carros nacionais com maior valor agregado é atendido praticamente sozinho pela TSW nacional. “As rodas TSW são as mais sofisticadas do mercado. Por esse motivo nosso produto é destinado a um segmento específico, visando a rentabilidade e preservação da marca e não o volume de vendas”, explica Colla.

O diretor-presidente da Roveco também diz que está otimista com o grande potencial da empresa e confiante na atual parceria com o município de Araucária. A expectativa da empresa é duplicar a produção até o final de 2004 e aumentar o número de exportações para 40%. Também estão nos planos o desenvolvimento de projetos diferenciados para clientes específicos e a criação de uma marca própria, menos sofisticada e que concorreria com as demais rodas nacionais.

A Roveco, além de outras indústrias de Araucária, poderá também ser beneficiada com a recente decisão da Companhia de Desenvolvimento de Araucária, de criar um núcleo de exportação, para auxiliar as empresas na conquista de novos mercados externos para seus produtos. “É também um benefício que estamos oferecendo para as indústrias que se instalam em Araucária”, comenta Budziak, diretor-presidente da Codar.

TSW no mundo

A TSW foi fundada em 1967 na África do Sul pelo então piloto de fórmula 1 Eddie Keizan. Hoje a empresa destaca-se entre os cinco maiores fabricantes de rodas de alumínio do mundo e possui unidades industriais na África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Indonésia.

Consagrada mundialmente pelo design de vanguarda e a alta qualidade de seus produtos, a TSW tornou-se a marca de reposição (aftermarket) mais vendida em exigentes países como França e Inglaterra. O fornecimento de rodas como equipamento original para grandes montadoras também ajudou a consolidar o nome TSW como marca de excelência.

continua após a publicidade

continua após a publicidade