O empresário Rodrigo da Rocha Loures toma posse como presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) no próximo dia 1.º, às 17h, no Cietep, em Curitiba. Já estão confirmadas as presenças do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, além de vários secretários de Estado e autoridades em geral.

A principal meta do grupo de 53 empresários, liderado por Rocha Loures, será dar suporte às indústrias já instaladas no Estado, com ênfase às pequenas e médias organizações. “Nosso compromisso é o de construir e manter uma visão estratégica, fortalecer a organização do Sistema Fiep e monitorar o seu desempenho”, afirma o presidente eleito.

Além da representação ao setor, em todo o Paraná, a proposta de gestão da nova presidência prevê o fortalecimento e a integração dos sindicatos; a adoção de um sistema de gestão participativo e a integração com o Poder Público, para beneficiar a indústria e os trabalhadores paranaenses.

Rodrigo da Rocha Loures, 60 anos, é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e fundador da indústria de alimentos Nutrimental, sediada em São José dos Pinhais.

Conferências

Uma das primeiras ações da nova presidência da Fiep será a realização de duas conferências internacionais sobre Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, ainda no mês de outubro, em Curitiba. Os eventos vão tratar de como promover o crescimento social e econômico e construir um futuro sustentável para as novas gerações.

Participam especialistas dos Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, China, Eslovênia e República Tcheca, além do Brasil. Uma das conferências, denominada Icons, que acontece entre os dias 26 e 29, abordará a utilização de outros indicadores para medir o progresso e a prosperidade das nações, além dos que normalmente são usados, como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O outro evento, que tem a sigla Bawb, tratará de como as organizações empresariais podem contribuir para melhorar o mundo em que vivemos. Este movimento foi criado nos Estados Unidos, logo após os atentados terroristas de 11 de setembro, em Nova York. Está previsto para o período de 23 a 25 de outubro. As duas conferências serão no Cietep.

“Hoje se consolida mundialmente uma nova tendência: as empresas estão usando de suas capacidades para sustentar os negócios e também para cuidar de importantes questões sociais, ambientais e comunitárias enfrentadas pela sociedade. Estão descobrindo que há meios de promover a lucratividade colocando seus negócios a serviço da vida”, explica Rocha Loures.

continua após a publicidade

continua após a publicidade