A mineradora anglo-australiana Rio Tinto anunciou nesta quinta-feira que superou sua estimativa para a produção anual de minério de ferro, obtendo recordes de produção e vendas puxados pela demanda chinesa. A companhia registrou em 2009 aumento anual de 12% na produção compartilhada, para 171,5 milhões de toneladas, de 153,4 milhões em 2008. No quarto trimestre, o crescimento foi de 49% sobre o mesmo período de 2008, para 47,2 milhões de toneladas.
A empresa informou ainda que sua produção global de minério no ano, em base cheia, foi de mais de 217 milhões de toneladas, superando a estimativa divulgada em outubro, que era de um total entre 210 milhões e 215 milhões de toneladas.
“Foi outro ano muito forte para a produção de minério de ferro, puxada pela continuação da elevada demanda da China”, disse o executivo-chefe da mineradora, Tom Albanese. Os comentários de Albanese reforçam a crescente confiança do mercado na demanda chinesa pelo principal insumo da siderurgia, que tem levado os analistas a revisar para cima sua previsões para os preços de contrato em 2010. As informações são da Dow Jones.