Reunião entre Brasil, Índia, EUA e UE será crucial

O encontro informal, a ser realizado na próxima semana, entre representantes do Brasil, da Índia, dos EUA e da União Européia (UE), será crucial para construir um consenso antes da reunião ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), que deve acontecer em dezembro em Hong Kong, disse ontem o chefe do comitê agrícola da organização, Crawford Falconer.

?(Um acordo entre esses países) é uma pré-condição necessária para se ter algum avanço?, disse. O encontro deve acontecer em Paris, na próxima semana.

Brasil, Índia, União Européia e EUA são considerados centrais para superar as dificuldades que têm travado as negociações da Rodada Doha, para alcançar um novo acordo de liberalização comercial de nível mundial.

Índia e Brasil representaram os interesses dos países em desenvolvimento, que querem principalmente o fim dos subsídios agrícolas nos EUA e na UE, que dificultam a competição nos mercados internacionais.

A conferência de Hong Kong tem como objetivo concluir a chamada ?Rodada Doha?, que recebeu esse nome por ter sido lançada na cidade de Doha, capital do Qatar, em 2001, e deveria ter sido concluída em dezembro de 2004. As negociações da Rodada Doha pretendem forjar um acordo de abertura comercial, atendendo demandas de longa data dos países em desenvolvimento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo