O encontro de autoridades e executivos do mercado de petróleo na cidade saudita de Jeddah, no próximo domingo (15), irá discutir e buscar maneiras de limitar o papel dos especuladores financeiros no mercado global de petróleo, disse uma autoridade com conhecimento sobre a agenda da reunião. "Essa obviamente é uma das questões mais importantes. O mercado precisa ser regulado porque a especulação já é responsável por boa parte do aumento contínuo nos preços do petróleo", disse a fonte, que não quis ser identificada.
O encontro contará com a participação de produtores de petróleo, incluindo membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e os presidentes da ExxonMobil, Chevron Corp., ConocoPhillips, Eni, e Total estarão no encontro. Hoje, porta-vozes da BP PLC e da Royal Dutch Shell confirmaram a presença de seus presidentes-executivos.
A Arábia Saudita, maior produtor mundial de petróleo, convocou a reunião na semana passada, num esforço para ajudar a estabilizar os preços e organizar um fórum para discussão entre os lideres das empresas petrolíferas nacionais e internacionais. O país deve anunciar um aumento de sua produção nesta reunião.
A fonte não quis comentar sobre qualquer aumento na produção, afirmando que, no encontro, produtores e consumidores "discutiriam francamente" os problemas no mercado hoje. "Vamos discutir expansões de refinarias, construção de refinarias capazes de processar petróleo pesado, gargalos atuais das refinarias… toda a cadeia da indústria de petróleo precisa ser discutida francamente", acrescentou a autoridade.