Alguns setores do mercado apresentaram diminuição da inadimplência no final do ano, mas não foi o que aconteceu com os aluguéis imobiliários em Curitiba durante os últimos três meses do ano. A análise faz parte do relatório emitido pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Sistema Secovi, divulgado nesta terça-feira (28).

continua após a publicidade

 Segundo a pesquisa, o setor apresentava uma média de inadimplência de 2,5% entre os meses de janeiro a setembro em 2013, porém, nos últimos meses do ano, o índice foi de 4,2%, 3,2% e 4,8%, respectivamente, o que acabou elevando a média anual para 2,9%. “O número não é de todo ruim, pois, ainda assim, a média foi menor do que a registrada em 2012, quando alcançou o patamar de 3,2%”, explica o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi, Luiz Fernando Gottschild.

Ainda de acordo com o especialista, a inadimplência no mercado imobiliário e condominial apresentou um movimento interessante em 2013. “A inadimplência condominial foi reduzindo no decorrer dos meses, fechando 2013 quase um terço menor do que nos meses iniciais do mesmo ano”, analisa. Dados do Inpespar apontam que, com relação ao não pagamento dos condomínios, o mês março (10,4%) foi o que alcançou o maior índice, já em novembro o índice fechou em 3,6%.

Vendas

continua após a publicidade

O mercado imobiliário curitibano, com relação às vendas residenciais, se manteve estável em 2013. O índice de Venda de Usados sobre Oferta (VUSO) de dezembro ficou em 4,6% contribuindo para que a média do ano fechasse em 5,4%, ou seja, uma variação inferior a um ponto percentual se comparada à média de 2012.

Já no caso do VUSO dos imóveis comerciais, no mês de dezembro o índice ficou na casa dos 4%, crescimento de 0,9% se comparado ao mês anterior. Com relação à variação de preços de venda ofertados no mercado, o ano de 2013 apresentou, no acumulado, uma variação de 9,9% nos imóveis residenciais e de 16,8% nos comerciais.

continua após a publicidade

Alugueis

O item da pesquisa que chama a atenção com relação aos aluguéis é a pequena variação de preços durante o ano, pois segundo a sondagem do que foi ofertado no mercado, a locação residencial fechou o ano de 2013 abaixo da inflação oficial com uma média de 2,64%. A variação em dezembro dos alugueis residenciais ficou em 0,07%.

Com relação à locação comercial, a variação nos preços ofertados durante os meses de novembro e dezembro foi de 0,49% o que colaborou para que, no acumulado do ano, a variação média ficasse em 7,33%.

O índice de Locação Sobre Oferta (LSO) com relação ao mês de dezembro foi de 10,14% para os imóveis residenciais, número que apresenta uma variação negativa de três pontos percentuais se comparado ao mesmo período do ano anterior. Já no caso dos imóveis comerciais, o LSO fechou dezembro em 4,9%, ou seja, queda de dois pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2012.