Mês de férias, dólar baixo. O momento não poderia ser mais propício para quem deseja fazer a tão sonhada viagem ao exterior. Quem não se programou com antecedência, porém, está encontrando dificuldades em adquirir um pacote para os próximos dias. Em algumas operadoras de turismo em Curitiba, as vendas estão praticamente esgotadas.
?Com a baixa da moeda (dólar), o turismo deu uma aquecida muito boa. Dá para dizer que o setor está comemorando?, afirmou Arnaldo Levandowski, diretor de Relações com o Mercado da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Paraná (Abav-PR) e diretor comercial da MGM Operadora Turística. Segundo Levandowski, na MGM a venda de pacotes internacionais cresceu 30% em relação a julho do ano passado, e a de pacotes para o mercado doméstico – representado basicamente pelo Nordeste – entre 10% e 15%.
?Está havendo uma procura muito grande para as estações de esqui do Chile, as capitais Santiago, Buenos Aires. A Disney continua com grande procura também?, afirmou. Segundo Levandowski, a queda do dólar tem sido essencial para o aumento de vendas de pacotes para o exterior. Quem deixou de viajar em julho do ano passado – quando o dólar oscilava em R$ 3,00 – não perdeu a oportunidade de viajar com o câmbio agora abaixo de R$ 2,40.
Na MGM, de acordo com o diretor, o mercado doméstico responde por 50% das vendas e o exterior, por outros 50%. Quem ainda pretende viajar e não comprou pacotes, Levandowski avisa que ainda há oportunidades, como o pacote de quatro dias para Buenos Aires a US$ 330. Se o destino preferido for o Nordeste, há opções como Salvador, a R$ 1.169 (oito dias) e pousadas na Costa do Sauípe a R$ 1.613 (oito dias). ?Muitos talvez não encontrem pacotes para determinados dias, horários, mas a gente sempre dá um jeito.?
Difícil
Para a consultora de viagens da GR Turismo, Ana Carolina Tesolin, ?é difícil encontrar pacotes ainda para o mês de julho, mas não impossível.? ?Quem quiser realmente viajar e estiver disposto a pagar um pouco mais, consegue?, afirmou. ?A gente não quer deixar de vender?, disse, referindo-se à boa onda para o setor de turismo.
De acordo com Ana Carolina, há cruzeiros pela costa brasileira agendados para o ano que vem com vendas já esgotadas. Segundo ela, os destinos mais procurados pelos clientes são, além dos cruzeiros, Bariloche, Buenos Aires e leste europeu. No Brasil, Natal, Fortaleza e Costa do Sauípe continuam em alta.
Com o dólar baixo, a GR Turismo está comercializando sobretudo pacotes internacionais, segundo Ana Carolina – quase 70% do total de vendas. Segundo a consultora de viagens, houve reajuste de preço dos pacotes este ano em relação a julho do ano passado, mas ela não soube precisar em quanto.
Esgotada
Na Schultz Operadora, especializada em viagens internacionais, a venda de pacotes turísticos para o mês de julho já está esgotada. ?Quem deixou para comprar um mês antes já não encontrou mais nada?, apontou a diretora Cirlene Schulz. Segundo ela, há pacotes inclusive para julho do ano que vem já esgotados. ?Há passageiros que procuram pacote por determinada companhia, com a melhor tarifa, e já não encontram mais disponibilidade.?
Segundo Cirlene, as vendas para as férias de julho este ano cresceram 40% em relação ao mesmo período do ano passado. ?A estabilização da moeda, o euro mais convidativo, atraíram as pessoas?, comentou. De acordo com a diretora, quem deixou de viajar para o exterior em julho do ano passado aproveitou a queda do dólar este ano. ?O câmbio está bom. E muitas agências parcelaram os pacotes em até três ou quatro vezes sem juros, o que agrada ainda mais porque é possível fazer uma previsão de gastos.?
Entre os destinos mais procurados, Cirlene afirma que a Disney World continua em alta, seguida por países europeus, Argentina e Chile. ?Há também procura pela Austrália e o Canadá para fins de estudos.? Para quem já planeja as próximas férias, ela recomenda a compra de pacotes turísticas com três a seis meses de antecedência.