O francês Pascal Lamy e o uruguaio Carlos Pérez del Castillo são os únicos candidatos para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), após a eliminação do candidato das Ilhas Maurício, Jayen Cuttaree. ?Participamos da disputa e perdemos?, declarou Cuttaree, explicando que ficou sabendo de sua eliminação de maneira informal.

continua após a publicidade

Cuttaree disse que Lamy encabeça as preferências dos 158 países membros da OMC, seguido por Pérez del Castillo, na segunda rodada da eleição, sem anunciar a diferença entre eles.

A eleição do sucessor do tailandês Supachai Panitchpakdi, cujo mandato acaba no dia 31 de agosto, acontece por eliminação. Em cada rodada, o candidato que recebe menos votos sai da disputa. Em princípio, o vencedor deve ser designado por consenso no mais tardar no final de maio.

Na primeira rodada da eleição de 15 de abril, Pascal Lamy obteve o primeiro lugar das preferências dos países membros e o candidato brasileiro Luiz Felipe Seixas Correa, que foi o último, teve que retirar sua candidatura.

continua após a publicidade