O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, sugeriu na última sexta-feira (5) que o Porto de Paranaguá seja tema de uma audiência pública nacional. O objetivo da proposta apresentada pelo dirigente portuário é ampliar o debate sobre os terminais paranaenses, suas atividades e conquistas nos últimos 14 meses. “Seria a oportunidade de abrangermos um maior número de pessoas interessadas em discutir o porto público em amplo desenvolvimento, pronto para enfrentar novos desafios e manter-se entre os grandes”, disse o superintendente da APPA.
A sugestão de se levar o tema “Portos do Paraná” a um número maior de pessoas surgiu após a audiência pública ocorrida na semana passada com o diretor técnico da autarquia, na Assembléia Legislativa. “Acredito que ainda há muito o que se falar sobre o porto e, principalmente, o que se esclarecer sobre o porto àquelas pessoas que nada ou pouco entendem sobre a atividade portuária. Uma audiência nacional nos proporcionaria a vantagem de levarmos a realidade vivida pelo porto ao Brasil, nossas deficiências, nossas necessidades e, mais ainda, nossa vontade extrema de crescer e superar nossos próprios recordes”, afirmou Requião.
Na possibilidade de acontecer uma audiência pública nacional, o superintendente garantiu que levará ao País os pontos positivos registrados nesta gestão, assim como os projetos em desenvolvimento e os já traçados para acontecerem em breve. Entre os planos em andamento, Eduardo Requião destacou a expansão em 820 metros do cais comercial a oeste, quando o porto contará com três novos berços que se somarão aos 16 existentes. A obra é resultado de convênio assinado entre o Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (DNIT – órgão do Ministério dos Transportes) e a APPA. O convênio prevê o repasse de R$ 150 milhões ao Porto de Paranaguá para ampliação e remodelação do cais comercial, que hoje possui mais de 2.600 metros de extensão.
Outra iniciativa é a pavimentação (já em processo de licitação) de 25 quilômetros das vias de acesso ao porto. Esses acessos receberão camada de concreto, cuja durabilidade é de 20 anos, resolvendo os problemas provenientes da fragilidade do asfalto. Terminais exclusivos para movimentação de granéis líquidos, de carga geral e de contêineres também fazem parte dos projetos elencados pela atual administração portuária e que poderiam, segundo o superintendente da APPA, ser amplamente apresentados a um público seleto, ligado ou não ao segmento portuário.
“Nesta audiência pública nacional poderíamos contar com a presença de produtores, transportadores, operadores, importadores e todos os interessados em conhecer mais profundamente o maior corredor de exportação do mundo, o líder brasileiro e latino-americano na exportação de soja em grão e o porto responsável pela injeção de mais de US$ 6 bilhões na Receita Cambial Brasileira, o correspondente a 90% do total gerado pelo Estado do Paraná”, destaca Eduardo Requião.