O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Brasil, Rogério Zandamela, questionou hoje (14) o Banco Central em seminário na sede do Rio da instituição, promovido pelo Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro. Zandamela perguntou se foi oportuno o BC exigir a marcação dos títulos públicos pelo valor de mercado nos fundos de investimento a partir de 31 de maio, decisão que provocou redução imediata de até 5% no valor dos fundos. ?Será que o momento foi oportuno??, perguntou Zandamela. ?Cada um vai ter sua opinião e aí podemos debater por toda vida.?
Ele citou esta decisão do BC em relação à contabilidade dos títulos públicos como um dos fatores técnicos que causaram, junto com outros, políticos, as atuais turbulências no mercado financeiro. ?Causando estas incertezas tem uma combinação dos fatores técnicos e também políticos de várias naturezas ligadas ao período eleitoral?, afirmou, referindo-se às preocupações do mercado que têm provocado alta do dólar, queda dos preços dos títulos públicos e aumento do risco Brasil, entre outros efeitos .
Ele afirmou que certamente será aprovada na semana que vem, pela diretoria do Fundo, a decisão do Brasil de desembolsar os US$ 10 bilhões já negociados. ?O Fundo apóia sem hesitação e sem dúvida?, disse Zandanela. De acordo com ele, a aprovação pela diretoria do Fundo, neste caso, ?será uma mera formalização?.