A renda pessoal nos EUA subiu Renda pessoal nos EUA subiu 1,1% em fevereiro e os norte-americanos pouparam mais no segundo mês do ano, apesar da alta dos impostos. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Comércio, superando a previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones, que esperavam alta de 0,8%. A elevação acontece após dois meses de grandes oscilações, quando os dividendos pagos pelas empresas antes do final de 2012 afetaram os dados. Muitos economistas esperam que a renda retome seu lento crescimento nos próximos meses.

continua após a publicidade

Em fevereiro, o gasto pessoal – que mede compras incluem desde carros e roupas a produtos de cuidados com a saúde e viagens – subiu 0,7%, o maior desde setembro. Economistas haviam previsto aumento de 0,6%. Quando a inflação é contabilizada, o gasto pessoal subiu 0,3%, a mesma elevação do mês anterior. O gastos dos consumidores representam dois terços da demanda na economia.

O relatório mostrou que a renda pessoal disponível – renda menos impostos – subiu 0,7% em fevereiro, após cair 4% no mês anterior. O Departamento do Comércio disse que as alterações em janeiro refletiram o aumento de salários em dezembro e o aumento dos impostos sobre a folha de pagamento no primeiro mês do ano. Excluindo “fatores especiais”, a renda pessoal disponível subiu 0,1% em janeiro.

A taxa de poupança subiu para 2,6% em fevereiro, de 2,2% em janeiro. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade