Renda de norte-americanos cai e gastos desaceleram

Os norte-americanos gastaram em um ritmo mais lento em fevereiro, enquanto a renda caiu e eles pouparam em níveis historicamente elevados, em uma tentativa de se protegerem da recessão econômica nos Estados Unidos.

No mês passado, os gastos pessoais subiram 0,2%, em taxa sazonalmente ajustada, comparada com o mês anterior, informou nesta sexta-feira (27) o Departamento de Comércio norte-americano. A renda pessoal, por sua vez, caiu a uma taxa sazonalmente ajustada de 0,2% em fevereiro ante janeiro. Os dados de fevereiro para renda e gastos pessoais ficaram dentro do esperado pelos analistas.

Já a taxa de poupança pessoal como porcentual da renda disponível nos EUA foi de 4,2% em fevereiro, levemente abaixo da taxa de 4,4% em janeiro, informou o mesmo departamento. A última vez em que a taxa de poupança superou 4% por dois meses consecutivos foi em agosto e setembro de 1998.

A taxa de poupança saltou no primeiro semestre do ano passado, quando os norte-americanos receberam os cheques de estímulo econômico distribuídos pelo governo do ex-presidente George W. Bush. Desde então, as pessoas vêm guardando dinheiro a níveis acima dos vistos nos anos antes da recessão, conforme o desemprego aumenta e a renda diminui.

Inflação

O índice de preços dos gastos com consumo nos Estados Unidos (PCE, na sigla em inglês) subiu 0,3% em fevereiro ante janeiro e avançou 1% na comparação com fevereiro do ano passado, informou hoje o Departamento de Comércio norte-americano. Em janeiro, o PCE também aumentou 0,3% na comparação mensal e subiu 0,8% na base anual.

O núcleo do PCE, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, avançou 0,2% em fevereiro ante janeiro e subiu 1,8% na comparação com fevereiro do ano passado. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) acompanha a variação em base anual do núcleo do PCE em busca de sinais de pressões inflacionárias. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo