O Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), registrou no mês de novembro, 500.000 veículos produzidos pelas fábricas de veículos de passeio e de veículos utilitários. A chegada a esse patamar de produção coincide com a nova fase da Renault do Brasil, que deu início à implementação do plano Renault Contrato 2009, baseado no crescimento, lucratividade e qualidade de seus produtos.
Sob o número 500.000, o Mégane Grand Tour que saiu da linha de produção marca a estréia da Renault no segmento das station wagon. Ele é o segundo veículo dos cinco que começarão a ser produzidos no País até 2009, conforme estabelece o plano Renault Contrato 2009, apresentado em fevereiro pelo presidente do Grupo Renault, Carlos Ghosn.
Os detalhes do plano para o Brasil e Mercosul foram divulgados no mês de outubro por Jérôme Stoll, presidente da Renault do Brasil, e propõe três grandes metas: posicionar o Mégane entre os três primeiros modelos em qualidade de produto e serviço; dobrar o volume de vendas e atingir margem operacional positiva até 2009.
?Chegar à produção de 500.000 veículos reforça a imagem da Renault do Brasil como empresa nacional, bem como os preceitos de qualidade e segurança na fabricação de seus produtos?, afirma Patrice André, diretor de fabricação Mercosul. Dessa forma, o Mégane Grand Tour, assim como o Renault Mégane Sedan, apresenta inovação nos parâmetros de design, segurança e sofisticação.
A fábrica de veículos de passeio foi a primeira a ser instalada no Complexo Ayrton Senna, em dezembro de 1998. Foram investidos US$ 750 milhões em sua implantação, cuja capacidade de produção é de 200 mil veículos. Com a entrada do Mégane Grand Tour na linha de montagem, a fábrica de veículos de passeio da Renault passa a produzir cinco modelos simultaneamente Clio, Clio Sedan, Scénic, Novo Renault Mégane e Mégane Grand Tour.
Na fábrica de veículos utilitários, construída com investimentos de US$ 230 milhões, a produção se divide entre Renault e Nissan. Em atividade desde 2001, a planta, com capacidade de 50.000 veículos por ano, consolidou a implantação industrial da Renault no Brasil e marcou a chegada da Nissan como fabricante local. Os modelos produzidos incluem a linha Renault Master (furgão, chassi e minibus), Nissan Frontier e Nissan Xterra.
