Renault não descarta demissões

A mesa redonda realizada ontem na Delegacia Regional do Trabalho do Paraná (DRT/PR) entre representantes do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Renault do Brasil não afasta a possibilidade de demissões na fábrica de São José dos Pinhais. Na reunião, os defensores da montadora francesa reafirmaram a suspensão do Programa de Demissão Voluntária (PDV) para 140 funcionários, mas disseram que “as dispensas que eventualmente ocorrerem, o serão sem justa causa e não abrangerão trabalhadores com doenças ocupacionais”.

“Em nenhum momento a empresa garantiu que não vai haver mais demissões”, disse o sindicalista Paulo Pissinini, acrescentando que o risco de cortes existe tanto na área de produção quanto na administração. Outra preocupação do Sindicato era evitar o indeferimento do recebimento do seguro-desemprego aos trabalhadores que vierem a ser dispensados por força de alguma gratificação negociada ou oferecida pela empresa. Na audiência, a chefe do setor de seguro-desemprego da DRT/PR, Sandra Moressi, assegurou o direito ao seguro-desemprego, mesma posição adotada pelo representante da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Ruy Sérgio Costa Silva.

Ainda na reunião na DRT/PR, o Sindicato propôs que a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho realize um fórum de debates sobre a situação de extinção de postos de trabalho no setor automotivo e de autopeças, iniciativa apoiada pelos representantes da Secretaria da Indústria e Comércio e Conselho Municipal do Trabalho de São José dos Pinhais, também presentes.

Renault

A Renault informou que não há previsão de demissões e continua aguardando a evolução do mercado para decidir ajustes na organização. A empresa lançou um programa de incentivos financeiros e assistência de recolocação para os empregados interessados em se desligar, mas não revela detalhes sobre os benefícios oferecidos. Os trabalhadores dizem não ter conhecimento do programa. Com a parada na linha de produção na última semana, a Renault conseguiu reduzir o estoque no pátio da fábrica de 16 mil para 12 mil veículos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo