Foto: Theo Marques/SECS

Governador Requião, Pierre Poupel (ex-presidente) e Jérome Stoll (novo presidente): investimentos.

continua após a publicidade

A Renault pretende ampliar a exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá, que quer estabelecer este ano um novo recorde em sua receita cambial. A revelação foi feita ontem pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, ao participar de um almoço do governador Roberto Requião com o novo presidente da Renault no Brasil, Jérome Stoll, que assumiu o cargo no dia 1.º de maio.

Eduardo Requião acredita que o relacionamento entre a montadora francesa e o Porto de Paranaguá tende a ser cada vez melhor. ?A Renault é um cliente importante. Estabelecemos no ano passado algumas logísticas diferenciadas para a exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá. Agora, a partir das modificações que aconteceram recentemente na estrutura da Renault, haverá uma exportação maior de veículos não só dentro do Mercosul, como acontece atualmente, mas para outros países, entre eles o México.?

O superintendente da Appa disse que ainda é impossível falar em números. ?Mas estamos trabalhando com a possibilidade de exportar de 7 a 10 mil veículos por mês, o que seria excepcional para o Porto de Paranaguá. Para se ter idéia do que isto representa, a Volkswagen está trabalhando para exportar este ano 100 mil veículos. Portanto, se conseguirmos de 7 a 10 mil carros ao mês da Renault, atingiremos outros 100 mil carros ao ano e, com certeza, vamos estabelecer um novo recorde em nossa receita cambial?, acrescentou.

A exportação de carros via Porto de Paranaguá só foi possível por causa das modificações feitas pelo atual governo de Estado, que garantiu o embarque com mais facilidade e segurança. ?Com isso conseguimos trazer de São Paulo alguns contratos importantes, como o da Grimaldi e a Eurofox, que proporcionaram um crescimento de 103% em nossas exportações de veículos no ano passado. Este ano, por causa da cotação baixa do dólar, é possível que haja uma queda na exportação, Mas, da Renault, temos ouvido o contrário, que a nova administração vai trabalhar para aumentar as exportações.?

continua após a publicidade

O plano de expansão anunciado recentemente pela direção mundial da Renault envolve o investimento de US$ 120 milhões este ano na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os recursos vão financiar os projetos para o lançamento de cinco novos carros até 2009. A fábrica, que atualmente trabalha com 30% de sua capacidade, deve aumentar a produção nos próximos dias. ?Estudos estão sendo feitos. Ainda não sabemos de quanto será este aumento?, disse Vera Meinhard, diretora de vendas para o Mercosul, que também participou do almoço com o governador Roberto Requião.

Estiveram presentes ainda os secretários Rafael Iatauro (Casa Civil), Maurício Requião (Educação), Luiz Forte Neto (Desenvolvimento Urbano) e Luiz Fernando Delazari (Segurança Pública), o procurador-geral Sérgio Botto de Lacerda, o superintendente de Relações Comunitárias da Cohapar, João José de Arruda Júnior, e os deputados estaduais Dobrandino Silva, Alexandre Curi e Cida Borghetti. (AEN)

continua após a publicidade