Renault anuncia contratação de 600 funcionários no Paraná

A Renault do Brasil anunciou nesta quinta-feira (6) que, até o final do mês, deve contratar 600 novos funcionários para atuar na fábrica paranaense da empresa, em São José dos Pinhais. O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, avaliou a decisão como um sinal da retomada da indústria automotiva.

“Os efeitos da turbulência econômica foram combatidas de maneira muito consistente. As respostas para a crise foram rápidas, baseadas no diálogo com empresários e trabalhadores”, destacou. “A Renault paranaense foi a primeira a adotar a Bolsa-Qualificação como forma de evitar demissões, seguindo uma sugestão do Governo Estadual”, lembrou.

O acordo de suspensão foi assinado em janeiro e evitou a demissão de 800 pessoas. “Demitir este número de trabalhadores geraria um enorme problema social, afinal aumentaria a inadimplência no comércio e nos serviços e só pioraria a situação”, explica Núncio Mannala, coordenador de Estudos, Pesquisas e Relações de Trabalho da Secretaria.

“Com a Bolsa, a montadora evitou um gasto gigantesco com rescisão dos contratos e o pagamento dos direitos trabalhistas. Além disso, enquanto os funcionários recebiam o benefício, pago pelo Governo Federal, participavam de aulas de qualificação e atualização profissional”, completa.

Em nota, o diretor de Relações Institucionais da Renault do Brasil, Antonio Calcagnotto, diz que a empresa “Está confiante no desempenho do mercado brasileiro, que tem se mostrado resistente às oscilações econômicas mundiais”.

Segundo o comunicado, a montadora espera produzir 137 mil veículos na fábrica de São José dos Pinhais, até o final de 2009. A nota revela, ainda, que uma terceira unidade de produção, com capacidade para fabricar 400 mil motores no ano, será reforçada em breve com equipe de produção.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna