Remuneração de transmissoras ganha consulta pública

Três dias após aprovar o aumento da taxa de retorno (WACC) das distribuidoras de eletricidade, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública, nesta sexta-feira, 6, sobre a metodologia para o aumento da remuneração também para as transmissoras. A mudança terá impacto sobre a chamada Receita Anual Permitida (RAP) para os próximos leilões de linhas de transmissão.

Pela proposta, o WACC das transmissoras deve subir dos atuais 5,5% para um patamar entre 7,3% e 7,8%, que varia de acordo com a estrutura de capital de cada projeto. O diretor da Aneel relator do processo, André Pepitone, apresentou um gráfico que mostra que a quantidade de lotes sem propostas nos leilões de transmissão vem aumentando desde 2010 ao mesmo tempo em que as propostas vencedoras ficaram menos interessantes.

“A competição caiu bastante”, definiu o diretor. “É preciso definir melhor o que é risco do empreendedor. Cada vez mais o licenciamento ambiental das linhas de transmissão precisa de documentos onerosos. A cada processo ocorrem mais exigências”, completou Pepitone. A consulta pública ficará aberta entre 9 de fevereiro e 2 de março.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo