economia

Relatório de Lídice da Mata sobre MP 784 atende ao acordado entre BC e MPF

O relatório da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) a respeito da Medida Provisória 784, a ser apresentado daqui a pouco em comissão mista do Congresso, atende ao que foi acordado entre o Banco Central (BC) e o Ministério Público Federal (MPF). A MP 784 estabelece novo marco punitivo para os bancos.

No relatório, Lídice votou pela aprovação da MP, mas com acatamento total de cinco emendas e acatamento parcial de outras 28 emendas. Com isso, as mudanças no texto da MP ficaram em sintonia com o que BC e o MPF vinham negociando.

Os principais pontos da MP foram mantidos, entre eles a criação da possibilidade de acordo com leniência e termo de compromisso com o BC. Além disso, o texto da proposta deixou mais claro que o novo marco punitivo versará apenas sobre delitos administrativos – e não sobre delitos penais, que são da alçada do Ministério Público.

Uma mudança que teve a concordância do BC foi a não criação de dois fundos para recebimento das multas aplicadas pela autoridade monetária e pela CVM. Os recursos arrecadados com multas serão encaminhados ao Tesouro Nacional.

A sessão da comissão mista para leitura do parecer da relatora Lídice da Mata ocorre nesta tarde no Congresso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo