Relação entre etanol e gasolina cai a 65,24% em São Paulo, aponta Fipe

A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou a marca de 65,24% na terceira semana de março na capital paulista, de acordo com levantamento encaminhado nesta quinta-feira, 26, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. O número apurado significou diminuição ante o observado na segunda semana do mês, quando a relação havia sido de 65,88%. Na terceira semana de março de 2014, foi de 72,35%.

Conforme os especialistas no assunto, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% da gasolina. A relação atual continua não apenas vantajosa como está abaixo das verificadas em períodos idênticos de 2010 (63,62%), 2011 (79,55%), 2012 (70,21%) e 2013 (71,73%).

Em outro tipo de levantamento da Fipe, que leva em conta a metodologia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o valor médio do etanol apresentou elevação de 1,69% na terceira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 23 de março) ante alta de 3,41% na segunda quadrissemana (últimos 30 dias encerrados em 15 de março). Em relação à gasolina, o combustível saiu de uma variação positiva de 3,69% na segunda leitura de março para um aumento de 2,04%, na terceira quadrissemana do mesmo mês.

Em entrevista ao Broadcast, o gerente técnico de Pesquisas do IPC, Moacir Mokem Yabiku, disse que o período de entressafra da cana-de-açúcar, que estava puxando os preços do etanol para cima, começa a ficar para trás. Com isso, o cenário da relação entre o combustível e da gasolina não deve mudar significativamente até o quinto mês do ano. “Até maio, este cenário deve permanecer tranquilo. Projetamos algum aumento (relevante) mais ou menos na terceira quadrissemana de maio”, adiantou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo