O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu 3,7% em dezembro do ano passado, em relação ao mesmo mês de 2009, segundo dados divulgados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas. Em novembro, também na comparação anual, o indicador havia avançado 3,3%. Economistas esperavam um índice de inflação de 3,4% em dezembro.

continua após a publicidade

A aceleração da inflação de novembro para dezembro sugere que o próximo movimento do Banco da Inglaterra (BOE, o banco central do país) será o de apertar sua política monetária, apesar da economia ainda frágil. O CPI anual do Reino Unido tem ficado pelo menos um ponto porcentual acima da meta do BOE para o ano cheio, que é de 2%. A taxa anual da inflação em dezembro foi a mais forte desde novembro de 2008.

Em relação a novembro, o CPI subiu 1% em dezembro, bem acima da taxa de 0,4% em novembro ante outubro. A alta é a maior desde que os dados começaram a ser contabilizados, em 1996. Economistas esperavam uma alta de preços de 0,7% na comparação mensal. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade