Reino Unido quer dobrar comércio com o Brasil

O Reino Unido planeja dobrar o comércio com Brasil, México e Colômbia até 2015, disse hoje o Ministro das Relações Exteriores do país europeu, William Hague. As exportações para o Brasil subiram 23% em 2010 e 9% em 2011, informou o ministro após participar de encontro com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o governador Sérgio Cabral, na capital fluminense.

Apesar da crise na Europa, Hague afirmou que o Reino Unido continuará dedicando 0,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para programas de desenvolvimento internacional. “Prometemos que não vamos reerguer nossa economia explorando nações mais pobres e estamos mostrando isso com nossas ações”, declarou.

Em declaração dada após o encontro com o prefeito, o governador e outras autoridades, o ministro reiterou o apoio britânico a um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele também reforçou a posição britânica de não negociar a soberania das ilhas Malvinas.

Hague também destacou a importância das relações com a América Latina para o Reino Unido e informou que o príncipe britânico Harry virá ao Rio em março para participar de um evento de promoção do país no Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna