O governo britânico está incrementando os planos de contingência para se preparar para uma possível saída da Grécia da zona do euro e uma instabilidade no mercado que tal medida geraria, disse neste domingo o ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne. Um porta-voz do Tesouro não quis comentar sobre detalhes do plano.
O governo do Reino Unido informou que o impasse entre o novo governo anti austeridade da Grécia e a zona do euro está aumentando os riscos para a economia global e do Reino Unido.
“É por isso que eu vou amanhã para o G-20 para incentivar os nossos parceiros a resolver esta crise. É por isso que estamos intensificando o planejamento de contingência aqui”, disse Osborne, em entrevista à rede BBC. “Temos que ter certeza de que não vamos acrescentar, neste momento crítico em que a Grã-Bretanha também está enfrentando uma escolha crítica, instabilidade no exterior com instabilidade em casa.” Osborne vai esta semana a Istambul para o encontro com outros ministros das Finanças do G-20.
Antes da eleição geral do Reino Unido, em maio, o primeiro-ministro David Cameron e Osborne têm utilizado a situação grega para discutir a continuação dos planos governamentais de austeridade. O ministro observou que a Grécia tinha escolhido ficar na zona do euro e havia trabalhado duro para fazê-lo.
“Se a Grécia deixar o euro, isso geraria instabilidade real nos mercados financeiros da Europa”, disse. “É por isso que temos de evitar que esta crise fique fora de controle, é por isso que nós temos que ter certeza de que temos um esforço internacional para resolver o impasse e, aqui na Grã-Bretanha, intensificar o nosso planejamento de contingência para se preparar para o que quer que caia sobre nós”.
Fonte: Dow Jones Newswires