O Reino Unido tem de avançar com os esforços para melhorar a sua competitividade econômica e suas finanças públicas, afirmou o comissário da União Europeia para Assuntos Econômicos, Olli Rehn, nesta quinta-feira.

continua após a publicidade

Rehn disse à BBC Radio que o Reino Unido enfrenta o duplo desafio de restaurar a sua competitividade no cenário mundial e levar suas finanças públicas de volta a uma situação sustentável.

“Em ambas as questões, relativas à competitividade e às finanças públicas, é importante manter a ação política decisiva”, disse Rehn.

“É importante que cada Estado membro da União Europeia, para o bem de suas próprias finanças públicas e para o bem do bem-estar das próprias pessoas da nação, garanta que ele pode assegurar a sustentabilidade fiscal.”

continua após a publicidade

Rehn acrescentou que não é a favor de “ritmo excessivo” nos esforços governamentais para conter os déficits orçamentários.

“Em vez disso, eu acredito que uma vez que você tem uma boa e sólida estratégia de médio prazo de consolidação fiscal, com metas claras e parâmetros claros e credibilidade para fazê-lo, então você pode ter um ritmo um pouco mais lento de consolidação fiscal”, disse ele. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade