economia

Regulador nega pedido de registro para fundo que acompanharia preço do bitcoin

A Securities and Exchange Commission (SEC, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) decidiu negar um pedido de registro do que seria o primeiro fundo negociado que acompanharia o preço da moeda virtual bitcoin. A decisão foi divulgada no site do regulador nesta sexta-feira.

O pedido havia sido feito pelos investidores Cameron e Tyler Winklevoss, há quase quatro anos, e por seu Winklevoss Bitcoin Trust. A esperança na indústria era de que o fundo iria tornar a moeda digital atrativa para os investidores de Wall Street, mas a negativa é um revés, ao menos momentâneo.

O julgamento encerra, por ora, a longa trajetória para negociar o bitcoin em um fundo, que poderia criar uma base maior de investidores para a moeda virtual. Os ativos seriam negociados na Bats BZX Exchange, operada pela CBOE Holdings.

A SEC mostra preocupação sobre a crescente complexidade de alguns produtos negociados com base em variações cambiais, diante da volatilidade que eles podem ter durante movimentos de queda no mercado. A Bats não quis comentar o assunto.

O bitcoin foi negociado na máxima a US$ 1.326 nesta sexta-feira, antecipando a possível aprovação, mas chegou a recuar a US$ 1.022 após a decisão da SEC. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo