O bom momento que vive a avicultura brasileira também tem sido motivo de preocupação para o setor, que já pensa em pisar no freio e desacelerar a produção para 2009.

continua após a publicidade

Essa proposta foi discutida ontem em Cascavel entre representantes dos avicultores e empresas durante o seminário “Como Será o Mercado de Carne nos Próximos Anos”, promovido pela empresa Globoaves. Só nesse ano o setor no já cresceu 10% no mercado interno e 14% em exportações.

De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) nos seis primeiros seis meses de 2008 as indústrias do Paraná exportaram mais de 418 milhões de quilos de frango, contra 401 milhões em 2007.

Em faturamento, a alta é ainda mais significativa, com crescimento de 22,68% comparado como o mesmo período do ano passado. O sócio-diretor da Globoaves, Roberto Kaefer comentou que as empresas devem aproveitar o dólar em alta para ampliar os negócios. No entanto, para o próximo ano, a tendência será reduzir a produção para não desvalorizar o produto.

continua após a publicidade

“Se a avicultura continuar crescendo teremos muito produto no mercado o que nos obrigará a reduzir os preços”, comentou. Hoje o consumo per capta de carne de frango é de cerca de 39 quilos por ano.

O presidente Sindiavipar, Domingos Martins, comenta que o produto tem uma vantagem competitiva em relação a outras proteínas animais. Martins também confirma que o setor está preocupado com uma super oferta de frango no ano quem. “Se isso acontecer, vai refletir no preço”, finalizou.

continua após a publicidade