Redução na confiança dos serviços atingiu 6 de 13 atividades em novembro, diz FGV

A confiança do empresário do setor de serviços diminuiu em seis das 13 atividades pesquisadas na passagem de outubro para novembro, segundo dados da Sondagem de Serviços divulgados nesta segunda-feira, 30, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

“O ambiente econômico marcado pelo aumento do desemprego e por pressões inflacionárias, aliado às incertezas no campo político, acaba por manter a percepção pessimista do setor sobre o rumo dos negócios, sinalizando uma nova redução no nível de atividade no último trimestre do ano”, avaliou, em nota, o economista Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

Oito atividades registraram piora do Índice de Situação Atual (ISA-S), que recuou 3,2 pontos, de 69,1 pontos em outubro para 65,9 pontos em novembro. A redução foi determinada pela queda dos seus dois componentes, com destaque para a retração de 4,1 pontos no indicador que mede o volume de Demanda atual.

A melhora do Índice de Expectativas (IE-S) – que avançou 0,9 ponto, de 67,5 pontos para 68,4 pontos – foi determinada pelo item que mede as expectativas em relação ao volume de Demanda Prevista para os próximos três meses, com aumento de 2,2 pontos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo