O ministro da Economia do Japão, Akira Amari, pediu calma aos investidores nesta quinta-feira à medida que a Bolsa de Tóquio recua expressivamente em meio às preocupações sobre as economias emergentes, após a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em reduzir o seu programa de compra mensal de ativos pela segunda vez em seis semanas.
O ministro japonês disse que as turbulências no mercado global, incluindo a queda acentuada do índice Nikkei nesta quinta-feira, “refletem a dificuldade de o Fed implementar uma saída da sua política de flexibilização quantitativa.”
De acordo com Amari, o Fed anunciou uma nova redução do programa de estímulos porque “a economia norte-americana cresceu forte o suficiente para suportar a retirada do estímulo monetário.”
Nesta quarta-feira, o Fed anunciou a redução do programa de compra mensal de ativos de US$ 75 bilhões para US$ 65 bilhões. As autoridades sinalizaram que o ritmo de retirada será mantido nos próximos meses.
“É importante para o mercado manter a calma na avaliação da situação atual”, acrescentou Amari. Há pouco, a Bolsa de Tóquio recuava 3,33%, a 14.872,38 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.