Redução da Selic foi ?passo cauteloso? do BC

O secretário do Tesouro, Joaquim Levy, afirmou que a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) foi primeiro passo em direção ao início do ciclo de queda da taxa de juros. O Copom reduziu anteontem a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 19,75% para 19,5% ao ano. ?Imagino que ele (BC) deu um primeiro passo, um passo cauteloso, de baixar só 0,25 ponto percentual. Certamente porque ele se sentiu confortável para fazer isso à vista dos indicadores que estão aí?, afirmou, citando a queda da inflação.

O secretário disse que precisa ler primeiro a ata do Copom, que deve sair na próxima semana, para avaliar melhor a trajetória dos juros. ?Vou me permitir uma inferência: o BC tem sido muito cauteloso. Eu certamente estarei aguardando a próxima quinta-feira, quando tivermos a ata, para poder expandir o entendimento do assunto.?

Levy afirmou ainda que o fato de a crise política não contaminar a economia iguala o Brasil a países desenvolvidos, na medida em que não significou guinadas na política econômica, restringindo-se ao plano político.

?É uma crise de país desenvolvido, sim. E a resposta também tem sido de país desenvolvido. A crise é política e ocorre no âmbito político?, disse ele.

Emissão

Levy evitou comentar a operação de lançamento de bônus da dívida externa lastreados em reais. Ele disse que como secretário do Tesouro não poderia comentar qualquer emissão ou transações que estão em curso.

?Estamos agora numa fase de diminuir os papéis em dólar da dívida soberana. Por isso houve a possibilidade de emitir em reais?, afirmou Levy.

O Tesouro informou ontem ter concedido mandato aos bancos JP Morgan e Goldman Sachs para a oferta de papéis brasileiros em reais no exterior.

Na última sexta-feira, o Tesouro anunciou que estuda realizar sua primeira captação externa em reais. Será a primeira vez que o governo realiza uma emissão de títulos da dívida externa denominada na moeda nacional.

Empresas privadas, como o banco Votorantim, já realizaram emissão de títulos em reais, mas isso nunca foi feito pelo governo federal. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo