Cerca de 260 produtores do Paraná já estão cadastrados no Clube de Produtores, lançado ontem em Curitiba pela rede Soane – que controla as marcas Mercadorama e Big. O projeto, que funciona no Rio Grande do Sul há um ano e meio, visa a compra direta de hortifrutigranjeiros, carnes, peixes, produtos embutidos e de padaria. Nos supermercados da rede, esses produtos serão identificados com o selo “Direto do Produtor”.
A iniciativa no Paraná contará com a parceria da Emater, que será responsável pela assistência técnica e organização dos produtores. Eles também terão assessoramento de técnicos do Sonae, e deverão seguir uma programação e planejamento da produção, atendendo exigência e padrão de qualidade dos produtos. A previsão é que só esse ano as vendas desses produtos atinjam R$ 8 milhões no Paraná – e R$ 30 milhões no Rio Grande do Sul.
Segundo o presidente do grupo Soane no Brasil, Sérgio Maia, o projeto é interessante, principalmente para o agricultor familiar que tem garantido o escoamento da produção. Para o consumidor, destaca, será a garantia de um produto de qualidade. “O consumidor vai encontrar preços competitivos e qualidade”, disse.
As mercadorias serão colocadas nas 34 lojas da rede no Paraná. A logística também será organizada pelo programa, o que irá possibilitar produtos mais frescos com a diminuição de tempo entre a produção e a comercialização.