Reclamação por demanda insuficiente atinge recorde no setor de serviços, diz FGV

As reclamações de que a demanda insuficiente no momento atual limita a melhora dos negócios do setor de serviços atingiram um recorde em maio, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com a sondagem do setor, 37,9% dos empresários acreditam que o nível atual de demanda é baixo. A série foi iniciada em junho de 2008.

Em maio do ano passado, o número de empresários que apontava demanda insuficiente era menor, representando 23,6% do total. Outros problemas associados a um mercado desaquecido também têm deixado as companhias insatisfeitas, como problemas financeiros (10,4%), também no máximo histórico, e custo financeiro (24,2%).

Fatores ligados a um mercado aquecido, por sua vez, ficaram menos relevantes do ponto de vista das empresas no período de um ano, entre eles escassez de mão de obra qualificada e competição no próprio setor. No mês passado, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,6% ante abril.

A piora da confiança de serviços foi determinada principalmente pelo recuo de 8,9% no índice de situação atual dos negócios. A proporção de empresas que avaliam a situação dos negócios como boa diminuiu de 13,0% em abril para 10,4% em maio, enquanto a parcela das que a avaliam como ruim aumentou de 42,4% para 46,1% no período. Além disso, o indicador de volume de demanda atual registrou baixa de 4,4%.

As expectativas, por sua vez, melhoraram devido ao avanço de 2,8% no indicador de tendência de negócios para os próximos seis meses e ao aumento de 0,4% no índice de demanda prevista nos três meses seguintes.

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