O segundo lote de restituições do Imposto de Renda-Pessoa Física de 2004 (ano-base 2003) terá uma correção de 3,46%. O percentual corresponde à variação da taxa Selic de maio a junho e mais 1% do mês de junho.
O dinheiro estará disponível no próximo dia 15 de junho. Para quem informou o número da conta bancária na declaração de renda, a restituição será creditada automaticamente.
Caso contrário, é preciso procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para o número 0800 785678 para pedir a transferência.
A consulta ao segundo lote de restituição deverá estar disponível na próxima semana.
A verificação poderá ser feita pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) e pelo Receitafone (0300-78-0300).
No mês passado, a Receita alterou o sistema de consulta ao primeiro lote, o que congestionou o site na internet e gerou uma série de críticas ao serviço.
Em vez de exigir apenas o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o contribuinte também precisava digitar o número do recibo de entrega da declaração.
Como muitos contribuintes não tinham o número do recibo em mãos, a consulta levava muito mais tempo, o que congestionava o serviço.
Para acabar com as reclamações, a Receita recuou e desistiu de exigir o número do recibo de entrega da declaração.
Dessa forma, para saber se a declaração foi liberada basta ter o número do CPF em mãos.
Mas se o contribuinte quiser o extrato das declarações do Imposto de Renda dos últimos cinco anos precisará do número do recibo de entrega.