Receita libera lote da primeira restituição

Brasília

(AE) – A Receita Federal liberou às 19 horas de ontem (7) a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2002, ano-base 2001. A consulta pode ser feita pelo contribuinte no site da Receita na internet www.receita.fazenda.gov.br ou pelo Receitafone (0300-78-0300). Nesse primeiro lote, serão liberadas apenas declarações que tiverem saldo de imposto a restituir.

Segundo a Receita, 960 mil contribuintes foram incluídos no lote. A Receita vai liberar, ao todo, R$ 949,9 milhões para esses contribuintes. O dinheiro estará disponível para saque a partir do dia 17 e estará corrigido em 2,41%, correspondentes à taxa Selic de maio e mais 1% referente a junho. A postagem dos extratos será feita no dia 12.

Recorde

Um total de 15,506 milhões de pessoas entregou sua declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) neste ano. Foi um recorde, avaliou no fimal de abril o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel. Segundo o secretário, houve um crescimento de cerca de 20% com relação ao ano passado.

O contribuinte que não informou o número da conta corrente na declaração deverá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar, gratuitamente, para o número 0800-785678 e pedir a transferência do valor disponível para o banco do qual seja correntista.

Haverá lotes mensais até dezembro. Quem não receber até o fim do ano terá caído na malha fina. Nesse caso, a orientação da Receita é aguardar a notificação. Muitas vezes, erros simples que retêm a declaração em malha são corrigidos pelos próprios fiscais. As declarações recebidas são automaticamente processadas, mas as restituições são organizadas em lotes mensais para evitar problemas de caixa para o Tesouro Nacional, que tem uma programação mensal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo