A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, realizam nesta quinta-feira (12) nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Penápolis, Promissão, Avanhandava, Ipaussu, Guarujá, Martinópolis e São José do Rio Preto a Operação Cana Brava. O objetivo é desarticular um esquema de sonegação de impostos no setor de açúcar e álcool.
O trabalho de investigação, realizado pela Receita Federal, apurou a existência de um esquema sofisticado de venda de álcool sem a emissão de notas fiscais, além da ocultação de valores, que dificultam o trabalho da fiscalização e, conseqüentemente, a arrecadação de tributos. Estima-se que a sonegação alcance R$ 2 bilhões.
A ação visa coletar documentos contábeis, livros fiscais e dados informatizados, que servirão de subsídios para futuras ações fiscais de apuração de tributos sonegados. A ação envolve 180 servidores federais que cumprirão sete mandados judiciais de busca e apreensão e 40 mandados de prisão. Serão investigados ainda os crimes formação de quadrilha e falsidade ideológica. Não foi informado ainda o número de pessoas que já foram presas pela operação.