A Receita Federal facilitou os procedimentos para a revisão das autuações feitas contra contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR). A partir de agora, os contribuintes que já foram autuados e apresentaram recurso contra a decisão da Receita terão os processos analisados mais rapidamente na própria unidade do Fisco da sua região, ao invés de serem transferidos para as delegacias de julgamento.

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As delegacias de julgamento são a primeira instância do tribunal administrativo (no âmbito da Receita) em que os contribuintes podem recorrer antes de entrarem com uma ação na Justiça contra a autuação dos fiscais.

A expectativa da Receita é que dois terços dos processos referentes ao IRPF e ITR poderão ser resolvidos na própria unidade da Receita, sem que seja necessário continuar com o contencioso nas delegacias de julgamento. Os auditor vai fazer a análise da documentação e trabalhar para responder o processo num prazo máximo de oito dias. De acordo com a Receita, há atualmente cerca de 81,8 mil processos relacionados à autuações de declarações do IRPF na delegacias de julgamento.

Segundo assessor da Receita, Luiz Eduardo Santos, testes mostraram que na maioria dos casos os processos podem ser resolvidos rapidamente com a análise da documentação. Na sistemática atual, um processo pode demorar em média dois anos. “Há casos de processos simples que duram dois anos para serem julgados”, disse Santos. “

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“É mais uma medida para agilizar o atendimento ao contribuinte que caiu na malha fina”, ressaltou. O assessor destacou que esse processo de melhoria da malha teve início em 2005, quando a Receita permitiu que os contribuintes autuados pudessem apresentar uma solicitação de retificação de lançamento do auto de infração, antes de apresentar o recurso de impugnação da decisão na delegacia de julgamento.

No primeiro momento, o assessor da Receita admitiu que a medida vai permitir uma “limpeza” nos processos, mas não trará mudanças imediatas no volume das declarações em malha, já que esses contribuintes já tinham sido autuados. “Não muda o ritmo da malha. Mas queremos buscar cada vez mais maior eficiência da malha”, afirmou.

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Fontes informaram à Agência Estado que novas medidas serão divulgadas em breve para agilizar o atendimento dos contribuintes com pendências já verificadas pela sistema de cruzamento de dados. Com o código de acesso que o contribuinte pode tirar junto à Receita, é possível acompanhar pela internet se a sua declaração tem pendência. A Receita vai agilizar também o atendimento do contribuinte que ainda não foi autuado.