A ação de combate à sonegação fiscal realizada em Londrina durante esta quarta-feira (9) – Dia Nacional de Combate à Sonegação Fiscal – integrou a campanha encabeçada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O trabalho envolveu 80 fiscais da Receita Estadual com o apoio do Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e integrou uma série de atividades previstas em todo o País para marcar a data.
Segundo o coordenador do Gaeco, o procurador de Justiça Leonir Battisti, os trabalhos em Londrina devem continuar nesta quinta-feira (10). No restante do Estado, houve a distribuição de panfletos informando sobre o tema e a intensificação do trabalho de encaminhamento para a Justiça das denúncias levantadas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). “Em Curitiba, houve uma ação concentrada na apresentação das denúncias à Justiça”, adianta Battisti.
Segundo o GNCOC, a mobilização nacional envolve 22 estados e o Distrito Federal, mais os Ministérios Públicos, as Secretarias de Fazenda e outros órgãos e instituições parceiras. É o terceiro ano consecutivo em que o GNCOC deflagra este tipo de operação, alcançando cifras significativas em recursos já suportados pelos contribuintes e consumidores, que deveriam ter sido recolhidos aos cofres públicos e revertidos em proveito da sociedade, mas foram indevidamente desviados em proveito particular.