Receita espera pelas mudanças no IR

O programa para a declaração do Imposto de Renda 2006, com mudanças de valores já anunciadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, será divulgado em Curitiba, no final de fevereiro, quando acontece a reunião entre supervisores de todo o Brasil. A previsão é que na primeira semana de março o programa já esteja disponibilizado e que o prazo para a efetivação das declarações se mantenha para o último dia de abril.

Enquanto a maioria dos contribuintes aguarda o prazo para fazer a declaração, outros se vêem ainda às voltas com a malha fina. Até o dia 31 de dezembro, o Paraná ainda tinha 40 mil declarações retidas. Os números referentes a janeiro ainda não foram fechados, mas a supervisora do Programa de Imposto de Renda (PIR), Claudia Thomaz, assegura que os contribuintes estão preocupados em obterem a regularização o mais rápido possível. ?O processo é simples. Quem não recebeu a restituição até o sétimo e último lote, deve acessar o site da Receita Federal e com o número do CPF e o recibo da declaração, descobrir o motivo que levou à retenção na malha fina?, diz.

Segundo a supervisora, o principal motivo que levaram os paranaenses a cair na malha fina foi o conflito de informações entre a fonte pagadora e o contribuinte. ?Quando se cruzam as informações e é encontrada a diferença, que terá de ser justificada, geralmente com a apresentação dos dados na Receita Federal?. Outra divergência comum é referente a declaração de serviços de ordem médica, quando o contribuinte declara um determinado valor de tratamento não condizente com o valor declarado pelo prestador de serviço.

Números

Até o final de 2005, 359.172 contribuintes paranaenses já haviam recebido a restituição de imposto de renda. Em números, isso significa um retorno de R$ 294.782.155,00 devolvidos pelo Leão ao Paraná. Os valores restituídos após os processo da malha fina ser concluído só serão fechados quando os 40 mil contribuintes restantes regularizarem a situação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo