Receita atribui queda da arrecadação a fatores sazonais

A Receita Federal atribui a queda na arrecadação de janeiro – em relação a dezembro de 2009 – a fatores sazonais. Segundo o órgão, no mês de dezembro há o recolhimento da contribuição previdenciária do 13º salário. Além disso, nos meses de junho e dezembro ocorre a arrecadação de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre rendimentos do capital, relativo a aplicações financeiras em fundos de investimentos. O pagamento do IRRF ocorre nesses dois meses, porque a apuração é semestral.

Por outro lado, o pagamento da primeira cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), relativa ao último trimestre de 2009, ajudou a arrecadação de janeiro, além da antecipação do recolhimento do lucro obtido pelas empresas no ano anterior. Também houve em janeiro o pagamento trimestral de royalties, relativos à extração de petróleo. Segundo os dados da arrecadação, o item “demais receitas” onde são incluídos os royalties, somaram em janeiro R$ 3,985 bilhões.

Comparação anual

O aumento da arrecadação de receitas federais, em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2009, foi puxado por praticamente todos os tributos. Segundo os dados divulgados hoje pela Receita Federal a arrecadação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) cresceu 19,72% e da CSLL, 18,63%. O recolhimento do IPI automóveis subiu 712,27%, em função do aumento do volume de venda de veículos e pelo aumento da alíquota de IPI em relação ao que vigorou no início do ano passado.

A arrecadação de IPI-Outros subiu 9,02%, em função do crescimento da produção industrial. Por outro lado, o Imposto de Renda da Pessoa física (IRPF) teve uma queda, em janeiro, de 7,29%, em função da redução dos ganhos líquidos na alienação de bens. O Imposto de Renda Retido na Fonte sobre rendimentos do trabalho caiu 2,81% e sobre rendimentos de capital caiu 17,55%. A arrecadação da Cofins cresceu 20,99% no período e de PIS-Pasep 14,39%, enquanto a arrecadação de IOF superou em 25,56% o resultado de janeiro de 2009.

A arrecadação de impostos e contribuições federais totalizou em janeiro R$ 73,027 bilhões, segundo os dados da Receita Federal. O resultado de janeiro de 2010 representa uma queda real (descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de 1,88% em relação a dezembro de 2009, mas significa um aumento de 13,64% na arrecadação ante janeiro de 2009, quando as receitas foram impactadas pelos efeitos da crise econômica internacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo